28.11.06

Até aonde alcança o braço

Observe que todas as nossas vivências podem ser contidas em dois círculos: o círculo da influência e o círculo da preocupação.

Dentro do círculo da influência estão todas as coisas das quais temos conhecimento e podemos influenciar ou alterar diretamente. Vale frisar que no centro deste círculo estamos nós próprios - ou seja, é mudando a nós mesmo que conseguimos os principais progressos de nossas vidas. Outros exemplos incluem nossos horários, o que produzimos, o que escolhemos ouvir ou não, e acredite, até mesmo nossas emoções e pensamentos, por mais assustadora que esta afirmação possa parecer.

No círculo mais externo, o da preocupação, se encontram as coisas das quais temos conhecimento, mas não temos influência direta: a conta de luz, a política econômica, o clima, os sentimentos alheios - sejam amigos, ficantes, colegas - não temos influência direta sobre isto tudo, não há "controle remoto" da realidade, como em "Video Jack".

O grande segredo de tudo está em agir no círculo interior - onde podemos efetivamente mudar as coisas. Agir desse modo aumenta nosso poder, preserva nossa força e, enfim, aumenta o círculo de influência.

Dirigir nossa energia, seja em pensamentos ou ações, para o círculo da preocupação, dissipa nossas energias de maneira frustrante - coisas fora do nosso alcance vão continuar agindo e reagindo segundo suas próprias regras, acostume-se com isso.

Encontre seu próprio centro. Se você não gosta do que vê, dê uma geral nele e nos arredores. Acredite, não há trabalho que valha mais a pena do que este, seja pela sensação de se encontrar, seja por faxinar idéias alheias que vêm meter o nariz no que é inalienavelmente seu, o resultado é sempre incrivelmente bom. Se você já gosta do que vê, beleeeza, tá na hora de expandir !

O ruído lá fora - seu círculo de preocupações - não tem nem nunca terá o poder de ditar o seu rumo.

Nenhum comentário: